segunda-feira, 16 de agosto de 2010

OS DESAFIOS AO ENTRAR E SAIR DA UNIVERSIDADE

Em universidades públicas ou particulares, os desafios para escolher um curso superior antes de entrar no meio acadêmico são inúmeros.Direcionar qual, dentre as opções de segmento da carreira durante os anos letivos é umdos grandes desafios para maioria dos alunos do ensino superior no Brasil. Definir o tema de apresentação do TCC (projeto de monografia) e concluír este amplo trabalho é uma das garantias em que o profissional está preparado intelectualmente para exercer a profissão que estuda.
O estudante de jornalismo Cleiderson de Melo escolheu o curso de jornalismo porque sempre gostou muito de escrever. Segundo o jornalista, o que mais revolucionou sua vida durante os 3 anos dentro da faculdade foi a forma de enxergar os meios de comunicação. “A partir do momento que você passa a estudar, você constrói um olhar mais crítico sobre toda matéria que lê, vê ou escuta”, disse Cleiderson. Ele pretende fazer seu projeto de monografia sobre o jornal da associação dos moradores do bairro Nova Cintra. O estudante pretende terminar o TCC, usá-lo profissionalmente com o objetivo de sair da faculdade com emprego garantido.
            Neste mercado de trabalho tão competitivo e cada vez mais exigente, as mudanças no perfil de cada profissional é o que faz toda diferença para obter a famosa estabilidade profissional. No caso do jornalismo, por exemplo, se destacam no mercado de trabalho os repórteres que investem em cursos extracurriculares, falam várias línguas,dominam as diversas mídias sociais.Destacam-se também os que durante a graduação tiram proveito dos laboratórios em diferentes áreas. Os alunos que se esforçam e ingressam em programas de trainee mantidos por empresas de comunicação, saem pro mercado com experiência profissional. “Nunca estagiei na área, mas já fiz publicação em jornal estadual com renome nacional, o jornal Hoje em Dia, através de uma parceria com a faculdade” conta o estudante.
Leia mais: jornaljournal.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário