Para comemorar a semana da comunicação, a Faculdade Estácio de Belo Horizonte realiza nesta semana, a “5ª Mostra de Cinema”. A entrada é gratuita com capacidade máxima para 150 pessoas no auditório Juscelino Kubitschek, no Campus Prado. O tema deste ano engloba releituras de adaptações literárias para o cinema como também regravações de grandes filmes. A mostra apresenta uma seleção bem diversificada de filmes, e ao final de cada exibição acontece uma discussão sobre as obras adaptadas para o cinema e, conseqüentemente questões como fidelidade da obra adaptada e reinvenção a partir dela. É discutida também a relação do cinema com o jornalismo. Segue a programação:
A noite de abertura da mostra exibe o filme “Abril Despedaçado”, baseado no livro ‘Homônimo’ do albanês Ismail Kadaré e adaptado para o cinema sob a direção de Walter Salles. Este que acabou de ser passado, consolida-se como obra obrigatória para aqueles que são admiradores da cultura brasileira, pela riqueza de temas abordados nesta viagem pelo espírito “despedaçado” dos personagens nos instiga a profundas reflexões.
18/10 (segunda-feira) Noite
Filme: Abril Despedaçado
Sinopse: no sertão brasileiro, vive um jovem de vinte anos que passa a ser estimulado pelo pai para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, que ele só poderá matar, quando a blusa que seu irmão mais velho estava quando morreu amarelar.
Comentarista: Elaine Moraes é Mestre em Literatura da língua portuguesa pela PucMinas.
Ao final da exibição, quem comentou foi a professora Elaine Moraes que é Mestre em Literatura da língua portuguesa pela PucMinas. Ela disse agora a pouco sobre como é importante que o aluno de jornalismo estude cinema, a linguagem cinematográfica e o roteiro cinematográfico, para conhecer recursos de linguagens relevantes. Assista a entrevista:
A professora fala também sobre as formas de diálogos que o jornalismo deve buscar e encontrar no cinema documental para o público conseguir contextualizar melhor a realidade através de reportagens mais interessantes, fugindo do formato padrão de reportagem:
Mais informações: 3298-5274 ou agenciaexperimental@bh.estacio.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário